terça-feira, fevereiro 28, 2006

Carnaval II

Pois é... hoje é terça-feira de Carnaval...
Desde sexta-feira, pelo menos aqui em Brasília, já começamos a sentir a agitação e o burburinho das festas. A cidade, pra variar, pára. E eu, como boa brasiliense- sem- grana- pra- viajar que sou, fiquei em casa.
Marcelo e eu alugamos uns filminhos, fizemos umas lazagnas, um bolo prestígio, tomamos umas cervejas...e assistimos a algumas escolas de samba do Rio pela tv (o que não fazemos pelas nossas mães...).
Ontem, segunda-feira, demos uma saidinha pra ver o movimento na cidade. Ai...
Passamos pelo lugar onde o bloco "Galinho de Brasília" (foto acima) estava concentrado. Interessante porque participam famílias inteiras, desde as criancinhas até a vovozinha. Ai, mas eu nunca vi tanta gente mijando na minha vida! E olha que nós só passamos pela beira, já que nosso objetivo era ir ao bar do "Piauí", tomar umas cervejinhas e tal... Legal MESMO do bloco é que se trata de uma tentativa de estender a cultura pernambucana (frevo, maracatu etc) até essa cidade híbrida que é Brasília. Tocam marchinhas e eles têm uma banda de metais muito legal. Completou 15 anos de existência esse ano de 2006.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Este é o bloco do "Pacotão" (foto acima). Apesar de lúdico, é meio bagaceira e fim de festa... Trata-se de um bloco criado por jornalistas na fase da ditadura militar, com o intuito de criticar e satirizar as "perfomances" políticas da época. Daí vai até hoje... O que acontece nesse bloco é que não há um grupo que comande a festa, existem vários deles espalhados e descentralizados pelo local.
Ah, o local é um capítulo à parte...
Os dois blocos têm como ponto de parada a 203/204 Sul, uma entrequadra comercial. Já está ocorrendo uma mobilização contrária a essa realização (comerciantes e moradores do local) por conta da bagunça, sujeira e risco que o comercio sofre com o evento. É justo. Afinal, se Brasília já não é mais a mesma, vem aumentando a cada dia o número de foliões e está complicado mesmo. Muitos carros estacionados em área indevida, muita gente mal educada (é verdade), pouca organização (muito xixi, baderna, playboys), enfim... Não dá mais muita vontade de sair de casa e só se aborrecer...


Nenhum comentário: