quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Brasília

Brasília não é mais a mesma...Anda repleta de pessoas, sejam elas moradoras ou turistas, o fato é que as coisas mudaram por aqui.
Os meses de férias já não transformam mais a cidade em um cenário fantasmagórico. Os carros (quantos carros!) se movimentam a todo vapor e os pedestres se aglomeram feito formigas que respeitam uma coreografia cotidiana e impulsionada pelos odores de seus próprios rastros. Já é possível até mesmo vivenciar a agonia e o stress de uma metrópole, quando o assunto é engarrafamento. E não importa se vc está se locomovendo por Brasília de veículo particular, coletivo ou a pé! Uma correria digna de cidade grande... Para alguns, isso é motivo de orgulho, mas para outros, é sinal de que as mudanças de hábitos devem caminhar junto com mudanças de planejamento urbano e social.
Outro exemplo? Os "barzinhos". Plena segunda-feira, clima chuvoso, aglomerações, e os estabelecimentos que fornecem munição etílica estão repletos de grupinhos, duplas, solitários (as)... Sem contar os vários "projetos culturais" (tá bom... é balada mesmo!) que aparecem e desaparecem nessa cidade volúvel. Minha mãe que sempre tece uns comentários bastante pertinentes: "Por que esse pessoal não vai pra casa? Tanta coisa pra se fazer! Mas, não, ficam aí, bebendo, falando besteira, essas moças novas! Acho tão feio...No meu tempo não era assim!"
Nem no meu...(rs)
Todos sabemos que a cidade foi 'povoada' por habitantes oriundos de diversas regiões e que desde a sua fundação, o que impulsiona cidadãos a virem morar em Brasília é a pesrpectiva de trabalho, em todos os níveis. Do simples balconista até o alto escalão executivo. Afinal, estamos na capital federal...
O que acontece agora, em pleno ano de 2006, é que podemos perceber a predominância de "forasteiros". Um belo dia, fui apresentada a uma mulher, amiga de alguém que eu não me lembro (não sei se era do Marcelo, já que ele é paulista e esse tipo de comentário é bem possível que tenha saído da 2a. maior colônia de forasteiros de BsB...Brincadeirinha! ehehehe!) e essa pessoa perguntou: "Ela é daqui????????!!!!"-toda indignada continuou- "É porque é tão difícil, né, encontrar alguém daqui, aqui." (????????!!!!!!!). Enfim...
Mas, é interessante essa Babilônia. Cada panela puxando a brasa pra cozinhar a sua sardinha, mas mesmo assim, é uma forma democrática de formação cultural. Os forasteiros são bem-vindos! (meus pais são, meu namorado é...).Vamos ver no que isso dá. Espero anciosamente também pelas próximas eleições distritais...

Nenhum comentário: