sexta-feira, março 03, 2006

Soy Loco Por Ti, América!

Na quarta -feira de cinzas, mais precisamente na madrugada de quinta, enquanto assistia à abertura de um jornal da noite de uma grande emissora, percebi o quanto eu estava alienada a um fato que a partir desse dia, seria o grande "boom" da imprensa brasileira, quiçá, da internacional, também: A escola de samba Vila Isabel, havia ganho o 1o. lugar no desfile 2006 das escolas do grupo "A", do Rio de Janeiro.
Estando eu um tanto quanto SATURADA desse NEGÓCIO de Carnaval, me alienei por opção. Pouco me importava quem fez o quê, quem caiu de bêbado não sei onde ou como desfilou! Por mim, passaria essa temporada assistindo desenho animado... Mas, foi então que percebi o quanto que Carnaval é cultura!!!
A Vila Isabel ganhara o Carnaval 2006 sob o apoio financeiro de uma grande estatal petrolífera da Venezuela, a PDVSA, e o seu tema teria sido "Soy loco por ti, América!" (música de: Torquato Neto, Gilberto Gil e Capinan), em homenagem aos povos da América Latina e a alguns de seus mártires libertadores (Tiradentes, Che Guevara, San Martin, Sandino e Simon Bolívar). Claro que isso desagradou (e muito!) à grande mídia. Fato: Hugo Chávez estaria muito presente, através desse acontecimento e com isso, reforçaria sua imagem e a de seu país perante o Brasil e o mundo.
Porém, citando o diplomata Nelson González, da embaixada venezuelana no Brasil, em uma entrevista à Agência Carta Maior (pode linkar pra ver a matéria na íntegra!) : “O triunfo da Vila Isabel demonstra que a consciência da necessidade de integração dos países do Sul tem tomado força e é também o triunfo da idéia de emancipação latino-americana e do resgate dos valores originários dos povos do continente que vem sendo defendida pelo presidente Hugo Chávez há seis anos”.
Acredito nessa integração através de eventos como o Carnaval, escolas de samba e tudo o mais. Não se trata de manipulação, mas sim da tomada de consciência de adormecidos, de solitários... (citando Garcia Márquez) que somos (estamos!) nós.
E tem mais:
_ A escola de samba campeã foi atás de patrocínio depois de já ter definido seu tema, ou seja, não houve coação por parte do patrocinador.
_ A Rede Globo é dona de duas escolas de samba do grupo "A", tanto de SP quanto do RJ e ninguém acha ruim, principalmente seus âncoras noturnos...

Enfim, acho que nós, povo latino que somos, só saímos ganhando com essa aproximação cultural. E diz aí, a vitória bem que foi merecida!

Nenhum comentário: