segunda-feira, março 27, 2006

Os Sintomas de uma TPM

Nossa, cada dia que passa percebo que essa história de TPM é muito verdadeira. Ando me sentindo tão esquisita, deprimidíssima, desanimada, a última das criaturas. Pior, às vezes sinto uma raiva incontida por bobagem... Vontade de explodir, gritar...Que loucura! O que não fazem os hormônios na vida de uma mulher...
Ainda mais que, antes de escrever esse post, fiquei dando umas olhadas nos blogs do mundo afora e encontrei coincidentemente, uma garota que reclamava da mesma coisa, com quase os mesmos sintomas! Escreveu um post enorme de melancolias...
Lendo ontem, o jornal Correio Braziliense, encontrei uma uma matéria na Revista do Correio, escrita por Flávia Duarte, que especificava a qual grupo a mulher pertencia de acordo com os sintomas de TPM que sente. São eles:

TIPO A - Apresenta como sintoma predominante a ansiedade, que chega acompanhada de tensão nervosa, alteração de humor e uma sensação de insegurança. A mulher que faz parte desse grupo, em dias de TPM, briga, grita, explode em crises intempestivas e sofre com constante mau humor.

TIPO C - Há o aumento de apetite e uma necessidade quase incontrolável de ingerir alimentos que contenham carboidratos e açúcares. Na falta de algum doce, pode sentir enxaqueca, irritabilidade e fadiga. Isso acontece por causa das alterações hormonais, comuns no período pré-menstrual, devido à diminuição de serotonina, aumenta a sensação de tristeza. Como os doces, especialmente o chocolate, têm poder de estimular a produção dessa substância, o efeito é relaxante.

TIPO D - Nesse caso, são comuns os entimentos de grande tristeza e depressão. A mulher pertecente ao grupo de sintomas tipo D demontra retraimento e crises de choros sem qualquer razão aparente. A pessoa se mostra esquecida, confusa, isola-se e, geralmente, recusa-se a conversar.

TIPO H - É marcado especialmente pelos sintomas físico, como a retenção de líquido. No período pré-menstrual, é comum aparecer inchaço no rosto, mão e pés, acompanhado de intensa sensibilidade nas mamas. Também são normais a sensação de aumento de peso, volume abdominal, dor de cabeça constante e um cansaço inexplicável.

Posso dizer que, tirando o aumento de apetite ( inacreditavelmente, quase 0!), estou com todos esses sintomas... Mulher é bicho esquisito!

Nenhum comentário: