quarta-feira, março 08, 2006

MULHERagem


Saindo e entrando em todos os clichês, estamos aqui, nós MULHERES. Eu sei, eu sei que coisas do tipo "Dia Internacional das Mulheres" são redutoras... São mesmo. Mas, se podemos enquadrar todas as coisas em "signos" e representações, devemos começar a agir através de palavras (!!!), gestos sutis, imagens e ações drásticas, se necessário.
O meu pai, QUERIDÍSSIMO, Capitão da reserva, humano, justo, companheiro e feminista (É isso aí!) sempre faz uma "MULHERAGEM" para as integrantes da família. Compra rosas, escreve cartões com belas palavras e cria artes singelas e afetuosas para nós. Liga pra dizer: "Parabéns!" Fico feliz, bem feliz. Sinto-me amada e respeitada de verdade, principalmente porque sei que ele é um grande homem que respeita a todos os seres humanos e não-humanos.
Mas, aí, meu lado inconformado começa a saltitar...
Estou inconformada com as mulheres desunidas, pouco companheiras, parcialmente amigas, fracas, exacerbadamente vaidosas, burras, desumanas e machistas. Pra quê tantas felicitações? Introjetamos de tal forma a doutrinação de existir apenas um universo masculino que está bastante complicado lidar com os fatos. Percebe-se isso nas nossas próprias atitudes de omissão na "luta" pela nossa causa. Enfim...

Sensibilidade para TODOS e TODAS nós.

Nenhum comentário: