quarta-feira, junho 28, 2006

Mancada

Quarta-feira, 28 de junho de 2006 12h58
Europeus criticam padrão japonês e escolha do Brasil para TV digital
da Folha Online, em Brasília

Derrotados na disputa pela escolha da TV digital brasileira, os europeus (que representam o sistema DVB) decidiram partir para o ataque, e publicaram hoje um anúncio em jornal de grande circulação com duras críticas ao sistema japonês (ISDB) e à escolha do governo brasileiro.

No texto que eles tratam como um "alerta à população", os representantes do DVB afirmam que o sistema japonês é o mais caro do mundo e que foi rejeitado por mais de 100 países.

Os europeus alegam ainda que a decisão do governo será anunciada sem que a sociedade e o Congresso Nacional opinassem a respeito porque as emissoras de TV teriam fechado um acordo pelo ISDB a fim de bloquear novos canais de televisão no país e também a discussão mais ampla sobre o assunto.

Diante dessa posição, eles encaminharam hoje uma carta com suas considerações a respeito da escolha brasileira a alguns deputados e senadores.

"No momento em que o mundo se une em torno do uso do DVB, um padrão barato e moderno que promove a inclusão social, o Brasil poderá isolar-se, obrigando a sua população, sua academia e a sua indústria a pagar muito caro por isso", diz o anúncio.

O texto destaca ainda que a população brasileira estará "condenada ao consumo dos produtos mais caros do planeta, pelos próximos 30 anos"; a indústria brasileira não terá para onde exportar, inibindo a geração de novos empregos e a entrada de divisas; os universitários e pesquisadores brasileiros não terão campo de trabalho significativo, pois novos desenvolvimentos dependerão da boa vontade e recursos japoneses; a democratização do acesso à mídia será inibida, pois as emissoras de TV serão exatamente as mesma.

terça-feira, junho 27, 2006

MUITO BOM!!!

Fazendo uma pesquisa sobre THÉS franceses, para o meu projeto oral de francês de conclusão desse semestre, encontrei um blog português bastante interessante, a quem interessar possa: BLOGS DE CIÊNCIA. Trata-se de uma página pessoal com o intuito de divulgar blogs em português que falam de ciência. Caí direto na secção de culinária, que foi o link de um blog específico de pesquisa em grãos, ervas e afins. Vou tentar fazer a receita da Emília, Doce de Abóboras com Castanha...

domingo, junho 25, 2006

ANTÔNIO GONÇALVES DA SILVA

Nas minhas GRANDES vivências estudantis/universitárias, aprendi uma coisa que me foi muito valiosa, mais até do possuir um diploma e sair sugerindo superioridade aos quatro cantos. Meu curso, Letras, proporcionou-me uma visão um tanto privilegiada no que se refere à lingua e sua relação mútua com a sociedade. Aprendi, por exemplo, que discriminar alguém pelo sotaque é considerado preconceito lingüístico e que reflete preconceito étnico ou em alguns casos, racial. Discriminar um cidadão pelo fato de ele ser analfabeto ou não possuir nível de instrução considerado de prestígio e julgá-lo assim, incapaz de realizar funções ditas complexas (tal como ocorre com nosso Presidente Lula), também exala arrogância, falta de informação e preconceito que ultrapassa a tênue barreira lingüística.
Língua é cultura, valores, hábitos. Não há como desvencilhá-la da realidade de quem fala. Se você ri do meu sotaque, pode estar no fundo, rindo de mim e até do que represento pra você. É simples e assustadoramente difícil. Se o professor acha que seu aluno escreve mal pelo simples fato de trocar algumas letrinhas imersas nessa enorme sopa que é a língua, pode estar perdendo um criativo escritor. Os reflexos de tudo isso extrapolam o psicológico e atingem o social.
Bom, fiz algumas considerações a respeito desse assunto um tanto vasto (que pretendo aprofundar em uma próxima postagem), para falar de uma crônica de João Soares Neto, "Patativa e o Preconceito" que li na Agência Carta Maior.
A Universidade do Ceará incluiu em sua lista dos dez escritores recomendados para o vestibular, o poeta PATATIVA DO ASSARÉ, poeta, agricultor, nascido em Assaré-CE. Houve uma certa indignação por parte de acadêmicos e personalidades ditas "íntimas das letras" (ai, meu Deus...). O grande entrave dessa indicação para eles, dá-se pelo fato de o cidadão ser analfabeto, autor genuinamente de Cordel, fugindo assim dos cânones clássicos estruturais de uma poesia lírica. Porém, a beleza de seus versos e a sapiência prática, sendo esta típica de uma inteligência que soube apreender o que a VIDA lhe mostrou, são inegáveis:

“Aqui de longínqua serra, de Camões o que direi? Quer na paz ou quer na guerra que ele foi grande eu bem sei, exaltou a sua terra mais do que seu próprio rei e por isso é novo no coração do seu povo e eu, que das coisas terrestres tenho bem poucas noções, porque não tive dos mestres as preciosas lições, só tenho flores silvestres pra coroa de Camões, veja a minha pequenez ante o bardo português.”.


Quem ler um pouquinho sobre sua vida (tem um link!), vai perceber que se trata de uma jóia, fruto de uma sociedade desigual, aterradora, mas real. Trata-se de um artista que extrai de sua vida inspiração para o tão procurado (e válido?) sublime. É miserável, analfabeto, nordestino. Foi reconhecido pelo grande aparelho institucional que é a academia (com muitas ressalvas, é lógico...), mas poderia não tê-lo sido. Permaneceria seu alto valor.


SALVE,
PATATIVA!




sexta-feira, junho 23, 2006

Então...

Puxa vida, qnto tempo.... Realmente, ando um pouco desligada... Mas, não é por falta de assunto, garanto (hehehehehe).
Bom, mas já que voltei (sem presunção), gostaria de divulgar uma coisa muito legal que está acontecendo aqui em Brasília: III Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontece de 21 a 25 de junho no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
(EXPO-BRASÌLIA).
Trata-se de de um evento que reúne vários produtos feitos no meio agrícola do Brasil. A gente encontra "do tecido à panela". Obviamente, isso só ocorre porque existe uma grande representatividade desses grupos a fim de fomentar esse nicho econômico FUNDAMENTAL ao País. Vale a pena dar uma força às pessoas bem intencionadas e tão amáveis, como é a grande maioria dos que lá estão, e que ainda por cima (!), estão comercializando seus bens de produção .
Pra arrematar, todos os dias estão rolando shows simplesmente EMOCIONANTES. Sabe o que tem hoje? "PÍFANOS DE CARUARU" (Pernambuco). Sabe o que tem amanhã? "ANTÔNIO NÓBREGA" (PERNAMBUCO).
Vamos todos...

terça-feira, junho 06, 2006

Simples

A cada dia que passa, prezo mais e mais a simplicidade.
O cotidiano é sempre meu guia: as cores vivas e cintilantes da grama verde, a brisa leve, o vento frio, as sinceras gargalhadas de uma conversa despretensiosa, o olhar terno do cachorro... Enfim, tudo isso resume simplicidades diversas.
Quero muito viver para sempre essas coisas banais e aconchegantes. Olhar pela janela e sentir um pequeno êxtase ao me deparar com um jardim esplêndido é muito bom...
Isso é HONESTIDADE. (grifo todo meu)